segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A verdade não teme escrutínio

O calor da batalha é o juiz mais imparcial e justo. Nós devemos nos pôr a teste, verificar nosso poder constantemente, nosso corpo enquanto tivemos vigor, e nosso espírito sempre. Muitos usam a desculpa da idade para abster-se do tumulto e caos do combate eterno, deveras, nosso corpo decairá, mas nosso espírito, a despeito da decadência corporal que acompanha a idade, pode permanecer acerado e duro se assim nos dispusermos.

A essência do cultivo do espírito necessariamente vai pela disciplina, moral e virtude. Não há como manter um espírito forte e puro se não praticarmos nesses três fulcros, quando indulgimos na degeneração moderna, nossos corpos parecem ser afetados, mas de fato, nosso espírito é o que se afeta mais profundamente, isso é com efeito muito sério, afinal um corpo corrompido pode se regenerar com relativa facilidade contanto que exista vontade para isso, ao contrário é, todavia, o espírito corrompido, esse, com muitos esforços pode ter uma perspectiva de regeneração.

Musashi dissera em seu livro dos cinco anéis que quando o espírito estiver relaxado o corpo deve manter-se tenso, o corpo tenso, o espírito relaxado. Isso é muito adequado, o conforto e segurança da vida moderna permite-nos relaxar nosso espírito à níveis perigosos, onde ficamos suscetíveis a todo tipo de corrupção, que sorrateiramente nos é instilada pela mídia, noticiários e cultura em geral, também, eu diria, quando somos forçados a conviver com gente de mentalidade plebeia, como no trabalho ou faculdade por exemplo. Assim nós nos esquecemos do combate eterno, nos acomodamos, nos tornamos fracos e corruptos.

A adversidade nos torna afiados, quando sabemos que teremos de usar nossos corpos numa batalha inexorável e fatal contra hordas inimigas, quando sabemos que esse é nosso destino, o curso de ação em face disso é nos tornarmos saudáveis, hábeis, fortes e vigorosos, tornar nossos corpos uma reflexão de nosso espírito.

Quando sabemos que nossa inteligência será usada para guiar aqueles que amamos na escuridão da tirania vindoura, aproveitamos cada momento para estudar, pesquisar, inquirir e consumir toda sabedoria disponível através dos livros.

Lance-se as flamas, elas te julgarão nobre ou ignóbil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário