sexta-feira, 9 de abril de 2010

Da formação universal [Parte 1]

A formação universal é apenas um estágio prévio do comunismo: por esse caminho, a formação se enfraquece tanto que não pode conceder mais nenhum privilégio. Raramente é um remédio contra o comunismo. A formação mais universal, ou seja, a barbárie, é justamente o pressuposto do comunismo. A formação "de acordo com a época" transforma-se no extremo da formação " de acordo com o momento: isto é, a compreensão bruta da utilidade momentânea. Vê-se unicamente na formação aquilo que traz utilidade: desse modo, logo se confundirá aquilo que traz utilidade com a formação. A formação universal transforma-se em ódio a verdadeira formação. A cultura já não é mais a missão dos povos, mas o luxo, a moda. Não ter necessidades é, para o povo, a maior infelicidade, explicou certa vez Lassalle. Eis a razão para as associações para a formação dos trabalhadores, cuja tendência, como em várias ocasiões me foi descrito, é a de criar necessidades. Que se exponha ao economista nacional a parábola de Cristo, sobre o rico gastador e o pobre Lázaro, justamente ao contrário: o gastador ganha o regaço de Abrão. Portanto, a tendência para a maior universalização possível da formação tem sua fonte numa completa secularização, numa subordinação da formação, como meio, ao lucro, a felicidade terrena entendida cruamente.

Ampliação para dispor do maior número possível de funcionários inteligentes. Influência de Hegel.

Friedrich Nietzsche, Sabedoria Para Depois de Amanhã, Inverno de 1870 - 71 - Outono de 1872

Um comentário:

  1. Eu dei uma olhada no seu blog e gostei, to t seguindo tambem!!!
    Ps.: como vc achou o meu blog sementes de papoula?
    Carolina Marx

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