Josias destruiu assim todos os santuários dos lugares altos que se encontravam nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham edificado, para grande cólera do Senhor. Fez deles o que tinha feito do altar de Betel.
Matou todos os sacerdotes dos lugares altos que ali havia, e queimou sobre esses altares ossos humanos. Depois voltou para Jerusalém.
2 Reis 23:19,20
Queimou ossos humanos para profanar esses lugares, assim imagino, mas talvez tal ato poderia ter ainda um significado mais arcano, além da minha compreensão. Afinal o espírito de Deus inspirava o rei Josias. Cabe lembrar, porém que esses lugares altos a que a Bíblia se refere, não eram pagãos em si, apenas altares a Javé, em outras localidades que não Jerusalém, estando assim em desacordo com a lei mosaica, por isso foram destruídos.
Não houve jamais, antes de Josias, um rei que se convertesse como ele ao Senhor, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças, seguindo em tudo a lei de Moisés; nem depois dele houve outro semelhante.
2 Reis 23:25
Aqui vemos, no antigo testamento, que a medida de piedade de um homem é somente ele observar a lei da aliança ou não, quanto mais estrito ele é, mais próximo de Deus, e vice versa. Assim se dá na época dos Reis de Israel e Judá. Isso difere bastante das teorias dos Reformadores e da Própria Igreja, contudo, há a nova aliança por meio de Jesus Cristo, mas no antigo testamento a fidelidade Deus é consumada na observação da lei mosaica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário