domingo, 26 de setembro de 2021

Desmoralização

Eu já comentei por aqui a barragem de propagandas a que somos expostos, e seus efeitos deletérios em nosso inconsciente, venho reforçar ainda um efeito a mais, a desmoralização.

Através das mídias, redes sociais, noticiários, não importa quão fortes suas crenças, se você se expõe diariamente a propaganda de desmoralização, você eventualmente irá absorver parte disso.

Então um niilismo insidioso se instalará na sua mente, questionando suas ações, e mesmo o seu lugar nesse mundo.

Mas esses questionamentos, você não chegou a eles de modo orgânico, através de uma reflexão honesta, não, eles vieram a você de modo artificial, imiscuídos habilmente na porção de entretenimento a quer você é exposto diariamente.

E pergunto-me se uma vida desmoralizada é digna de ser vivida, afinal pensando-se nas pessoas essencialmente más, ou nos ignorantes, eles não duvidam de si, agem de forma natural certos de que procedem corretamente.

Ao homem sensível e bom que foi desmoralizado por um ambiente cultural doente, e que consome os dejetos midiáticos, resta um eterno duvidar, uma constante paralise de decisão, temeroso de que esteja desperdiçando sua vida em projetos quixotescos, e que suas ideias naturais, não passem de espectros.

Pergunto ainda com que interesse eles, a mídia, dispensam tão vigorosa desmoralização, a cui bono? Certamente os interesses deles são os menos belos possíveis, e provém de naturezas egoístas avidas de criar um mundo externo a semelhança do que tem de interno, e usam dessa estrutura colossal para fazer passar suas ideias, e infectar os outros.

Não se exponha a desmoralização, rejeite as ideias deles, siga as ideias que te são inatas, que você sabe serem verdadeiras, não duvide por causa da opinião deles nem do mundo que eles criaram, que é deveras feio, em face a fealdade deles faça resplandecer a beleza que há em seu interior.

sábado, 25 de setembro de 2021

Comentários sobre a Bíblia #5

 

Josias destruiu assim todos os santuários dos lugares altos que se encontravam nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham edificado, para grande cólera do Senhor. Fez deles o que tinha feito do altar de Betel.

Matou todos os sacerdotes dos lugares altos que ali havia, e queimou sobre esses altares ossos humanos. Depois voltou para Jerusalém.

2 Reis 23:19,20

Queimou ossos humanos para profanar esses lugares, assim imagino, mas talvez tal ato poderia ter ainda um significado mais arcano, além da minha compreensão. Afinal o espírito de Deus inspirava o rei Josias. Cabe lembrar, porém que esses lugares altos a que a Bíblia se refere, não eram pagãos em si, apenas altares a Javé, em outras localidades que não Jerusalém, estando assim em desacordo com a lei mosaica, por isso foram destruídos.


Não houve jamais, antes de Josias, um rei que se convertesse como ele ao Senhor, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças, seguindo em tudo a lei de Moisés; nem depois dele houve outro semelhante.

2 Reis 23:25


Aqui vemos, no antigo testamento, que a medida de piedade de um homem é somente ele observar a lei da aliança ou não, quanto mais estrito ele é, mais próximo de Deus, e vice versa. Assim se dá na época dos Reis de Israel e Judá. Isso difere bastante das teorias dos Reformadores e da Própria Igreja, contudo, há a nova aliança por meio de Jesus Cristo, mas no antigo testamento a fidelidade Deus é consumada na observação da lei mosaica.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Comentários sobre a Bíblia #4

Então o copeiro-mor avançou e pôs-se a gritar em hebraico: Ouvi o que diz o grande rei, o rei da Assíria!
 

Isto diz o rei: Não vos deixeis seduzir por Ezequias; ele não vos poderá livrar de minhas mãos.
 

Não vos leve Ezequias a confiar no Senhor, dizendo que o Senhor vos livrará e que esta cidade não cairá nas mãos do rei da Assíria!
Não deis ouvidos ao rei Ezequias! Eis o que vos diz o rei da Assíria: Fazei a paz comigo.

 

Rendei-vos, e cada um de vós poderá comer os frutos de sua vinha e de sua figueira, e beber a água do seu poço, até que eu venha e vos leve para uma terra semelhante à vossa, terra fértil em trigo e em vinho, terra de pão e de vinhas, terra de olivais, de óleo e de mel. Assim salvareis a vossa vida, sem temor de morrer. Não deis ouvidos a Ezequias, pois ele vos engana quando vos diz que o Senhor vos livrará!
 

Puderam porventura os deuses das outras nações livrá-las das mãos do rei da Assíria?
 

Onde estão os deuses de Emat e de Arfad? Onde estão os deuses de Sefarvaim, de Ana e de Ava? Livraram eles Samaria de minhas mãos?
 

Quais são, entre todos os deuses dessas terras, os que salvaram o seu próprio país de minhas mãos, para que o Senhor possa salvar Jerusalém?
 

O povo ouviu em silêncio; não lhe respondeu uma só palavra, porque o rei ordenara que não respondessem.

2 Reis 18:28-36

 

Nos versículos anteriores os oficiais de Ezequias pediram ao Copeiro-mor assírio, que falasse apenas em aramaico, que era a língua em que se fazia as relações diplomáticas à época, mas este fez questão de falar em hebraico para que o povo entendesse suas ameaças, pois a situação era de sítio e o povo sofria privações. Aqui vemos a fria e dura realidade que assola um povo mais fraco perante um mais forte, também surpreende a loquacidade ateísta do Copeiro ao desengano quanto aos deuses. Também vemos a fé da fidelidade a Deus que não é quebrada mesmo sob as piores agruras e ameaças, no silêncio resignado do povo que obedece a seu rei e não retruca aos insultos estrangeiros.

Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.
 

Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e deteve-se em Nínive.
Certo dia, estando ele prostrado no templo de Nesroc, seu deus, seus filhos Adramelec e Sarasar assassinaram-no a golpes de espada e fugiram para a terra de Ararat. Seu filho Assaradon sucedeu-lhe no trono.

2 Reis 19:35-37

De novo surge esse anjo aniquilador na Bíblia, figura que aparecera outras vezes, e que lembra a mão pesada de Deus contra aqueles que o irrita, seria interessante se a Bíblia desse mais detalhes de como é essa criatura celeste, que embora esteja próxima do amor infinito divino, ainda assim suja suas mãos de sangue ao dispensar a justiça divina, mas para uma criatura assim, aniquilar humanos seria muito diferente de pisar em formigas, dada a diferença entre nós e eles? Para essas potestades nós somos pó, redimidos senão unicamente por Deus.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Por que se preocupar com política moderna?

Levanta-se sobre nós o Estado Moderno, esse Leviatã tétrico, tão intrincado que nossas pobres mentes jamais vão ao cerne de suas maquinações, e dos motivos por que age tal monstro.

E se assim é, por que deveríamos nos importar, ou ao menos estressar com algo tão fora de nosso controle? Atualmente tenho visto a política mais como fonte de entretenimento, um do tipo bem vil, por sinal.

E mais, democracia moderna, que sistema insano em que a escolha dos sábios tem o mesmo valor da do tolo, basta ver a vulgaridade e insipiência  dos que foram elegidos pelos 51%.

Então talvez raciocinemos que no direito divino ao comando por vezes surgira um ou outro rei bom, mas na democracia governantes bons são inverossímeis.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

IAs trazendo pessoas mortas a vida

Rejeite a escravidão, a vida moderna impõe-nos vários tipos de ansiedades, donde derivam medos que somente aplacamos através das várias adicções correntes, o materialismo vulgar do homem que não controla a própria carne e por tal motivo se torna escravo do sistema.

Quando o homem não controla a própria mente se torna um escravo refém de qualquer auto-imposto senhor. A escravidão começa na mente. Eis o porque os antigos sábios eram chamados despertos.

Toda a porcaria tecnológica que eles colocam em nossas mãos servem somente para apertar esses grilhões não somente físicos mas mentais, toda a informação que eles coletam, enredam-nos ainda mais.

Atualmente as IAs já conseguem simular o jeito de escrever de uma pessoa morta, no futuro eles poderão trazer a mente de uma pessoa morta a vida, com que intuito? Qual seria a ética disso?

A névoa mental que nos é imposta é exatamente para pensarmos sobre os assuntos que realmente importam e que podemos controlar.

E que a escravidão perante a tecnologia se torna um espectro que pode ir além da morte.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Comentários sobre a Bíblia #3

 

"Gravai, pois, profundamente em vosso coração e em vossa alma estas minhas palavras; prenderás às vossas mãos como um sinal, e levarás como uma faixa frontal entre os vossos olhos. 19. Ensinai-as aos vossos filhos, falando-lhes delas seja em vossa casa, seja em viagem, quando vos deitardes ou levantardes. 20. Escreve-as nas ombreiras e nas portas de tua casa, 21. para que se multipliquem os teus dias e os dias de teus filhos na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, e sejam tão numerosos como os dias do céu sobre a terra."
Deuteronômio, 11 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/deuteronomio/11/

 As palavras divinas gravadas no coração, passadas de geração em geração, a doutrina de Deus e o povo se tornam um só.

 

"Ninguém vos poderá resistir. O Senhor, vosso Deus, semeará o pânico e o terror de vós em todas as terras onde pisardes, como vos prometeu."
Deuteronômio, 11 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/deuteronomio/11/

 

"Como se come a carne da gazela ou do veado, assim comerás essas carnes: poderão comê-la tanto o homem impuro como o puro. 23. Mas guarda-te de absorver o sangue; porque o sangue é a vida, e tu não podes comer a vida com a carne* 24. Não beberás, pois, o sangue, mas o derramarás sobre a terra como água. 25. Não o sorverás, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, por terdes feito o que é reto aos olhos do Senhor."
Deuteronômio, 12 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/deuteronomio/12/

 

 

"Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, tua filha, a mulher que repousa no teu seio, ou o amigo a quem amas como a ti mesmo, tentar seduzir-te, dizendo em segredo: ‘Vamos servir outros deuses’ – deuses desconhecidos de ti e de teus pais, 8. ou deuses das nações próximas ou distantes que estão em torno de ti, de uma extremidade da terra a outra – 9. tu não lhe cederás no que te disser, nem o ouvirás. Teu olho não terá compaixão dele, não o pouparás e não ocultarás o seu crime. 10. Tens, ao contrário, o dever de matá-lo: serás o pri­meiro a levantar a mão para matá-lo, e a levantará em seguida o povo. 11. Tu o apedrejarás até que ele morra, porque tentou desviar-te do Senhor, teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão."
Deuteronômio, 13 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/deuteronomio/13/

 

 

"Se ouvires dizer de uma das cidades que o Senhor, teu Deus, te deu para habitação: 14. alguns malvados saíram do meio de vós e seduziram os habitantes de sua cidade, dizendo: ‘Vamos servir a outros deuses’ – deuses que vós não conheceis –, 15. farás um inquérito, buscarás e tomarás sérias informações. Se for verdade o que se disse, se se verificar que uma tal abominação foi realmente cometida no meio de vós, 16. farás passar a fio de espada os habitantes dessa cidade, juntamente com o seu gado, e a votarás ao interdito com tudo o que nela se encontrar."
Deuteronômio, 13 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/deuteronomio/13/