sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Manter os inimigos próximos

Sempre soou-me que esse adágio serviria para ter conhecimento das atividades dos inimigos, para se manter inteirado sobre seus planos.

Mas recentemente pareceu-me também que essa frase tem outro significado, o de não alienar-se do mundo real.

A maldade, mesquinhez e egoísmo humanos são a realidade, se nos insularmos de sua presença ignóbil, tendemos a esquecer que eles existem, e nos tornarmos macios e ingênuos, ignorando que essa sorte de atributos maléficos eventualmente achará seu caminho até nós, e nós não estaremos preparados para tal reencontro. Como o interiorano no seio de sua pequena comunidade rural, que de repente se acha defronte a todos os vícios urbanos, e se torna presa fácil deles.

Manter os inimigos próximos significa, estar ciente da maldade humana, e consciente que sua ausência é somente temporária, o indivíduo prepara-se, para refutá-la, subjugá-la e expurgá-la de sua comunidade e seu seio familiar, colocando-se numa posição de poder e determinação.

"Mesmo que o espírito esteja calmo, não deixe o corpo relaxar; mas quando o corpo estiver relaxado, não amoleça o espírito" ~ Miyamoto Musashi, Livro dos Cinco Anéis, Livro da Água.