Não existe nada mais idiota que discutir pela internet, é quase sempre garantia de irritação e perda de tempo, seja pelo baixo nível intelectual do leitor, seja porque você não conseguiu se expressar bem.
No todo não afeta em nada a audiência as idéias que você expõe, se for o caso de uma tentativa de influência dos leitores, na verdade o poder de persuasão da palavra escrita é muito baixo, por mais que se apele a razão nunca se consegue suceder, ou, afinal, o que é razão? Os seres humanos são tão peculiares que cada um tem sua própria "razão" e cada uma delas é diferente da outra.
No fim todos se tornam poderosos e mestres atrás de um ecrã, esse anonimato e esse mistério nivela por cima os mais mediocres.
E em se tratando de um animal tão passional como o ser humano, convém pouco utilizar-se de mecanismos frios de persuasão como a lógica impressa em uma tela(que sempre pode ser distorcida por inúmeros sofismas), destarte, como já foi dito, o homem inteligente utiliza-se das paixões para ganhar corações, e nada mais eficiente que calor das conversas pessoais e o encanto de mil variáveis do contato humano que em poucos minutos faz daquele que era avesso as suas idéias, um ardente adepto.
A internet é perfeita para a propaganda, fria, direta e que não cabe réplicas, assim são as propagandas comerciais, assim foi a propaganda de Obama.
Mas aquele que quer espalhar e iluminar uma causa nobre(ou não) entre o rebanho humano, à luz da argumentação, não pode ainda prescindir, do velho e anelado calor humano, ademais a argumentação ao vivo descarta já de cara os inferiores e ignorantes, coisa que não acontece na internet, na vida real não existe lugar para os fracos, especialmente intelectuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário